O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua viagem para a China adiada mais uma vez, após ter sido diagnosticado com pneumonia. O governo informou em nota que a visita será remarcada, mas não divulgou uma nova data para o embarque.
De acordo com o comunicado, Lula foi examinado no Hospital Sirio-Libanês em Brasília na quinta-feira, 23, depois de apresentar sintomas de gripe. Os médicos diagnosticaram que o presidente estava sofrendo de “broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A”, e o tratamento foi iniciado.
Embora tenha apresentado melhorias clínicas, o serviço médico da Presidência da República recomendou o adiamento da viagem para a China, até que o ciclo de transmissão viral se encerre. A médica Ana Helena Germoglio, responsável pelo tratamento do presidente, afirmou que “apesar da melhora clínica, a recomendação é de adiar a viagem até que se encerre o ciclo de transmissão viral”.
Essa é a segunda vez que a viagem do presidente foi adiada. Ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já estavam na China aguardando a chegada de Lula para participar de eventos e reuniões de trabalho com autoridades do governo chinês.
O governo informou que já comunicou as autoridades chinesas sobre o adiamento e reiterou o desejo de marcar a visita em nova data.