SEDUC Juazeiro do Norte inicia formação para professores do segundo ano com apoio da CREDE 19 | Central de Notícias Cariri

SEDUC Juazeiro do Norte inicia formação para professores do segundo ano com apoio da CREDE 19

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) iniciou, nesta segunda-feira, 17, a formação de professores do segundo ano do Ensino Fundamental

Realizada através de parceria entre a SEDUC Juazeiro do Norte, a CREDE 19, a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Mais PAIC), a formação dará suporte para que os professores das escolas juazeirenses possam melhorar suas práticas pedagógicas na sala da aula e fazer com o Município melhore seus índices no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

Ao todo, são oito módulos que trarão conteúdos voltados para a parte pedagógica, teorias e práticas metodológicas de ensino que devem ampliar a capacidade de atuação dos participantes dentro de sala de aula. Segundo Josefa Luna, Gerente Regional da Crede 19, o Mais PAIC é uma ação direta do Governo do Estado, que realiza parceria com os municípios, com o objetivo de melhorar os seus índices na Educação. O programa promove intercâmbios entre escolas premiadas e escolas que necessitam melhorar seus índices de avaliação, através do compartilhamento de experiências entre elas. Dessa forma, unidades de ensino de várias regiões do Estado podem interagir entre si, trocando experiências de práticas pedagógicas bem sucedidas.

Para Maria Loureto de Lima, Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, essa é uma parceria muito sadia, pois celebra uma harmonia de trabalho e ações que já sinalizam o fortalecimento da Rede Municipal Ensino. “Juazeiro vivencia um momento que ainda não nos atrai positivamente e temos uma obrigação muito forte de corresponder aos objetivos das crianças que vão para a escola. A nossa missão, com suporte ou não da família, é ensinar a criança a ler, escrever, raciocinar e interpretar”, disse Maria Loureto de Lima, referindo-se a responsabilidade que a escola tem, a partir de seus professores, de desempenhar um bom trabalho que traga os resultados esperados.

A Secretária ressaltou que a qualidade dos professores de Juazeiro do Norte e que, por isso, eles também têm a responsabilidade, juntamente com o apoio da SEDUC, seus parceiros e a Gestão Municipal, de melhorar a realidade da educação em Juazeiro do Norte.

Fortalecimento da educação

Especificamente para essa formação, o programa Mais PAIC e a SEDUC Ceará atuarão diretamente junto às professoras, fornecendo professores formadores para os oito módulos. A formação é voltada para professoras do segundo ano do Ensino Fundamental, pois é nesta série que a qualidade da alfabetização dos alunos pode ser verificada. É nela que o SPAECE faz suas análises e lança seus índices de avaliação.

“Atualmente, a SEDUC Juazeiro do Norte é apoiada pela Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, da SEDUC Ceará, e o objetivo desse trabalho que iniciamos hoje, é dar um acompanhamento às professores do segundo ano, pois Juazeiro é um Município prioritário para esse acompanhamento, visto os baixos índices que vem apresentando ao longo dos últimos anos”, ressalta Josefa Luna.

Para a professora da Escola São Geraldo, Katiana Formiga, que está recebendo uma turma do segundo ano pela primeira vez em sua carreira, essa formação traz novas perspectivas para sua atuação dentro de sala da aula. Socorro José de Sousa, Gerente Municipal da SEDUC Juazeiro do Norte para o Mais PAIC, lembra que essa formação traz a oportunidade para que as professoras possam renovar suas práticas alfabetizadoras com as crianças, repensando e revisitando suas metodologias, para que desenvolvam cada vez mais, um trabalho com profissionalismo, voltado a atender as necessidades do público com o qual estão lidando e fazendo com as crianças sejam, realmente, alfabetizadas na idade certa. A formação para as professoras do segundo do Ensino Fundamental acontece nos dias 17 e 18 de abril e terá a carga horária de 16 horas para cada módulo.

Vacinação contra Influenza começa nesta quarta-feira em Juazeiro do Norte

A Campanha de vacinação contra Influenza iniciou oficialmente nesta segunda-feira, 17, em todo o país, porém devido ao feriado da Semana Santa, a distribuição para as salas de vacina em Juazeiro do Norte, não pode ser feita em tempo hábil. No Município juazeirense, a campanha iniciará na quarta-feira, em 54 salas de vacina localizadas nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Maria Amélia e no Centro de Dermatologia.

O primeiro grupo a ser imunizado é dos profissionais de saúde, mas os outros grupos prioritários já podem procurar a vacina, em dose única, a partir da quarta-feira. São eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; e professores da rede pública e privada, incluídos este ano como prioridades, os quais devem levar algo que comprove o exercício da atividade. Também devem procurar a vacina, as pessoas que fazem parte do grupo com comorbidade.

Ao todo, a expectativa da Secretaria de Saúde do Município é de vacinar mais de 65 mil pessoas até o dia 26 de maio, incluindo o dia ‘D’, que acontece em 13 de maio. A Vacina Influenza é trivalente e imuniza contra os vírus da Influenza A (H1N1), Influenza A(H3N2) e Influenza B. É contra-indicada para pessoas com histórico de reações graves em doses anteriores.

Prefeitura de Juazeiro do Norte inicia obra de construção do Centro de Iniciação ao Esporte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) deu início à construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um ginásio reversível com pista de atletismo, pertencente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), modelo 3 e que está sendo implantado no Parque das Timbaúbas.

Essa é uma construção de suma importância para a Cidade. No Brasil, apenas 40 municípios foram beneficiados com um CIE. O projeto será implantado em um terreno de 7.500 m2 e vai contemplar pista de atletismo de 100 metros, outra para salto em distância, local para arremesso de peso e um ginásio de 1.785m2. A obra pertence ao Ministério do Esporte, com recurso do Orçamento Geral da União (OGU), avaliada em mais de R$ 3,8 mi e será executada pela Construtora Justo Junior LTDA.

De acordo com a Secretária Executiva da SEINFRA, Zoia Aires de Moura, o Centro terá múltiplas formas de utilização, abrangendo áreas de algumas secretarias, além da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC). “O CIE poderá ser usado pela Educação, com escolas que não dispõem de infraestrutura para a prática de esporte, como também para programas desenvolvidos para a terceira idade. Existem muitos atletas que não têm oportunidades, mas com o Centro de Iniciação ao Esporte eles irão desenvolver o que mais gostam e poderão se tornar conhecidos nacionalmente e internacionalmente”, destaca.

O terreno está sendo preparado para o início da obra, com área delimitada, e rigorosa fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), além do setor de monitoramento da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU). A segunda etapa, que consiste na edificação do projeto, está prevista para ser iniciada até o mês de junho de 2017.

O intuito do equipamento é expandir a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, estimulando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto do CIE para Juazeiro do Norte foi contemplado em 2013, sendo aprovado pelo Ministério do Esporte em dezembro de 2016.

Associação do Engenho do Lixo é inserida no Conselho Municipal de Assistência Social, da SEDEST

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Engenho do Lixo foi reconhecida e inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). A entidade foi inserida na categoria de defesa de garantia de direitos com estimulo ao desenvolvimento sustentável das comunidades com cadeias de empreendimento à geração de renda.

Essa conquista é fruto do trabalho de acompanhamento que a SEDEST desenvolve com os catadores, através da Diretoria de Trabalho e Renda, que tem executado ações do programa Municipal de Inclusão Produtiva, o qual tem como objetivo a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda e atendimento socioassistencial.

Na ocasião, o Presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Engenho do Lixo, José Leite da Silva, assinou o certificado de inscrição do CMAS.

2ª Torneio Aberto de Tênis de Mesa teve apoio da SEJUC

A segunda edição da Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa, foi mais um evento esportivo, que contou com total apoio do Poder Público de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc). O evento reuniu atletas de todo o país. O torneio credita os melhores colocados no ranking nacional, para que possam participar de competições maiores. Foi a primeira vez que o poder público apoiou uma ação deste esporte no Município. O torneio aconteceu no pátio do Cariri Garden Shopping, dos dias 13 a 16 de abril.

Foram ofertadas 15 categorias, na sexta-feira, 14, e iniciadas as categorias universitário, escolar e amador. Deryson Rodrigues ficou com o título da categoria universitário. Na categoria escolar, Estevão Silva foi o campeão e, na amador, o campeão foi Francisco Santos. O evento contou com a presença do atleta Alexandre Silva, que já integrou a seleção brasileira e joga atualmente pelo do Fluminense-RJ. O campeão de cada categoria, receberá uma mesa profissional de Tênis de Mesa.

Na quinta-feira, 13, a noite foi de apresentação do esporte para a comunidade. O campeão Cearense, o Rei do Cariri e outros atletas de destaque nacional jogaram algumas partidas de forma amistosa. “Queremos com o torneio divulgar mais o tênis de mesa na região, pois é um esporte que não tem idade, temos atletas de 6 até 70 anos de idade, nosso maior objetivo é divulgar o nosso esporte na cidade”, afirma Jonathan Souza, organizador do evento e líder da equipe Crajubar de tênis de mesa, que é de Juazeiro do Norte.

Hoje a equipe Crajubar tem os melhores atletas do Ceará da categoria pré-mirim até a veterano 40. Nos últimos quatro anos a equipe foi campeã de tudo e em todas estas categorias. O Davi Freitas, atleta cadeirante que é da seleção Brasileira, também é um dos destaques da equipe Crajubar. No âmbito nacional, os atletas Pedro e Pablo Sousa, da categoria pré-mirim, lideram o ranking brasileiro. Na segunda edição do torneio, Pablo foi o campeão e Pedro o vice na categoria pré-mirim.

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados






© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda