Prefeitura de Juazeiro do Norte convoca população a combater o Aedes aegypti | Central de Notícias Cariri

Prefeitura de Juazeiro do Norte convoca população a combater o Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde, confirmou 5 casos de chikungunya (3 no Franciscanos, 1 no Betolândia e 1 no Sitio Gavião) e 3 casos de dengue (2 no Franciscanos e 1 no Aeroporto) no Município. Até o final de março apenas um caso de dengue havia sido confirmado. Nenhum caso de zika vírus foi confirmado.

A campanha de combate ao mosquito transmissor das doenças está sendo intensificada no Município, com atuação pontual também nas áreas onde foram detectados os casos. A participação da população com ações de prevenção se torna essencial para conter o mosquito.

Além dos casos confirmados, muitas notificações têm chegado ao Núcleo de epidemiologia como suspeita de dengue e chikungunya, e estão sendo investigados. Visando combater o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, tem realizado constantes visitas aos imóveis residenciais e comerciais, terrenos baldios, pontos críticos, entre outros, fiscalizando e eliminando os criadouros do mosquito.

Também tem sido realizado o Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito em diversos bairros, quando a SESAU, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Amaju, Secretaria de Educação, e outras pastas realizam caminhadas.

As visitas em bairros com altos índices de infestação também são intensificadas, como o João Cabral, Jardim Gonzaga e Pedrinhas. Novas ações já estão sendo programadas para este mês de maio. Outra ação importante é a coleta de lixo, realizada regularmente em todos os bairros do Município, bem como a retirada de entulho, evitando que se formem criadouros do inseto nas ruas.

Dessa forma, fica para a população o chamado a aderir a causa. Fazer regularmente a faxina em toda a casa e quintal, eliminando os focos, verificando se os reservatórios de água estão sempre bem tampados, não deixando baldes, garrafas, e outros objetos que possam acumular água espalhados, vedar caixas e toneis, deixar lonas de cobertura sempre bem esticadas para não acumular água, colocar o lixo na rua somente no dia da coleta, entre tantas outras ações simples, mas que são muito eficazes na luta contra o Aedes aegypti.

Professora Doutora realiza palestra de abertura da I Semana do (a) Assistente Social

Para abrir as atividades da I Semana do (a) Assistente Social, a Professora e Doutora, Ana Elizabete Mota, ministrou palestra sobre o atual cenário do Serviço Social e as questões particulares que afetam a profissão. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 9, no Centro de Esportes Unificados (CEU).

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, declarou aberta a Semana, parabenizando os profissionais da área, que somam e desenvolvem papel necessário para o progresso social.

Estiveram presentes, o coordenador de Agricultura e Abastecimento, Romão França, profissionais da área, técnicos e coordenadores que integram os serviços da Assistente Social e funcionários da SEDEST.

Dentro das questões abordadas pela professora Elizabete, está a intensificação da violência e criminalização das lutas sociais, que tem sofrido cada vez mais com a repressão de um Estado que está a serviço do grande capital. “A assistência social vem para minimizar a pobreza e mediar conflitos, mas não soluciona as desigualdades sociais, não enquanto o capitalismo preponderar”, ela ainda ponderou sobre ser o serviço social, uma profissão socialmente determinada. “É um serviço árduo, precisamos ter uma posição combativa, de resistência”, concluiu.

Após a palestra, foi aberto ciclo de perguntas e provocações acerca do tema abordado. A professora do curso de Serviço Social da Universidade Leão Sampaio, Cecília Bezerra Leite, fez a mediação da mesa.

O evento também contou com sessão de autógrafos do mais novo livro lançado pela palestrante, intitulado “Cenários, contradições e pelejas do Serviço Social Brasileiro”.

A I Semana do (a) Assistente Social também irá trabalhar a temática lançada pelo Conselho Federal de Serviço Social, para a campanha de 2017 ‘Na luta de classes não há empate! ’.

SEMASP se reúne com Associação de Fogos Cariri

O Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, Luís Ivan Bezerra, reuniu-se com integrantes da Associação de Fogos Cariri para discutir melhorias na feira de fogos, que acontecerá entre os dias 15 de maio a 30 de junho, no parque Ecológico das Timbaúbas. A reunião teve como objetivo ouvir os feirantes e suas proposições, com a finalidade de fortalecer a parceria com a SEMASP e a entidade.

A feira de fogos é uma atividade comercial voltada às festividades juninas e chega a movimentar mais cerca de R$ 400 mil na economia local. Anteriormente era realizada na praça José Geraldo da Cruz, sendo transferida para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) solicitado pelo Ministério Público, para o Parque Ecológico das Timbaúbas, onde acontece há cerca de cinco anos.

No local, serão anexadas 34 barracas, devidamente organizadas sob fiscalização do Corpo de Bombeiros e da SEMASP para garantir a segurança na comercialização dos artefatos pirotécnicos. De acordo com o Secretário Luís Ivan, a SEMASP dará toda assistência a feira de fogos, promovendo a limpeza diária, organização e padronização das barracas e acompanhando os 47 dias de comercialização dos produtos.

SEGEST participa de reunião com o SISEMJUM para tratar de pautas específicas

A Secretaria de Gestão de Juazeiro do Norte (SEGEST) participou na tarde desta terça-feira, 9, de reunião para tratar de pautas específicas no que diz respeito ao reajuste salarial dos servidores municipais. Representando a classe esteve o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUM), Marcelo Oliveira.

Durante a reunião foram abordadas três pautas específicas pelo sindicato. Uma delas foi o aprimoramento do texto da lei 3902/11 que faz menção aos percentuais da gratificação de titulação. A proposta é organizar e deixar claro que se trata de uma gratificação de titulação.

Outra demanda exposta foi à isonomia de salários entre os cargos de auditores fiscais da controladoria e da Prefeitura. A terceira é com relação aos servidores de nível superior que pleiteiam uma gratificação por atividade, no valor de 20%. A forma de implantação seria 5% a partir de julho desse ano, 10% para 2018, 15% para 2019 até chegar nos 20% em 2020.

O Secretário mais uma vez frisou a importância de não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois, caso aconteça, gera Improbidade Administrativa. Ele concordou que algumas leis de fato devam ocorrer correções e lembrou ainda que tudo tem que ser pensado e calculado nos mínimos detalhes para que a Prefeitura possa cumprir com os prazos e pagamentos dos servidores. Evaldo voltou a reafirmar o compromisso de sentar, discutir as pautas e resolver a situação, porém dentro dos percentuais que o Município possa pagar, sem haver prejuízos e desgastes no futuro.

O Secretário pediu a compreensão da classe no que diz respeito a atual situação e solicitou que as pautas fossem discutidas com maior clareza no segundo semestre, após ver como o Município se comporta depois da aprovação e implantação da Reforma Tributária. “Em agosto a gente teria uma noção de como seria o encerramento do exercício de 2017 e uma previsão de como será 2018”, argumentou Evaldo.

Memorial Padre Cícero realiza Semana Nacional dos Museus em Juazeiro do Norte

Entre os dias 15 e 21 de maio acontece em todo o Brasil a 15ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrada no dia 18 de maio.

Com o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

Em Juazeiro do Norte, a Fundação Memorial Padre Cícero está organizando a programação local que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, com objetivo de promover a integração entre os vários museus da Região do Cariri, através trocas de experiências entre os diretores dessas instituições.

Estão previstas ainda a realização de dois momentos de capacitação para os representantes dos museus caririenses presentes no encontro. São eles, a oficina Noções básicas de registro de acervos iconográficos, que terá como facilitador o historiador Renato Casimiro, e o minicurso Construção de Planos Museológicos, ministrado pela Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, que compartilhará as técnicas de como se elaborar o Plano Museológico, que é um documento que todos os museus devem ter, de acordo com o estatuto que regulamenta o setor. Trata-se de um planejamento de curto, médio e longo prazo que prevê as ações que as essas instituições devem adotar.

A Fundação Memorial Padre Cícero, a partir da realização Semana Nacional de Museus, passa a colocar em prática o plano para a criação de uma Rede de Museus do Cariri, que fortalecerá as ações dessas instituições em seus locais de origem e a implementação de políticas públicas para esse setor na região.

“Essa será uma boa oportunidade para que eles todos contem um pouco sobre sua organização e seus acervos. A proposta é que, a partir desse evento, nós possamos nos conhecer melhor e em breve criarmos uma rede articulada de Museus do Cariri”, comenta Cristina Holanda, Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero.

No primeiro, entre os intervalos das atividades, a organização do evento realizará visitas mediadas ao Memorial Padre Cícero.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Memorial Padre Cícero, localizado na Praça do Cinquentenário, S/N, bairro Socorro, em Juazeiro do Norte.

A programação completa pode ser conferida no site www.juazeiro.ce.gov.br

Sedeci ministra palestra na Semana do Microempreendedor Individual

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação tem participado ativamente das atividades promovidas por instituições que buscam fomentar o empreendedorismo, a indústria, entre outras atividades. Uma delas é a Semana do Microempreendedor Individual, que acontece até o dia 12 de maio, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

A SEDECI forneceu duas palestras para o evento, abordando temas como Inovação e Negócios Sustentáveis, com o objetivo de colaborar com a formação dos participantes do evento. O Secretário Michel Araújo, salientou a importância de momentos como esse como incentivo a categoria dos microempreendedores. “Fomentar a economia local com a participação do MEI e ao mesmo tempo incentivar a capacitação dessa categoria de empresários é de tamanha importância para o desenvolvimento econômico de Juazeiro do Norte para que se consolide de forma eficiente na criação de oportunidades de negócios”, declarou o gestor da pasta.

Além da Semana do Microempreendedor individual, a Secretaria apoia diversos eventos promovidos no Município, que tem o intuito de capacitar e fornecer informações importantes para o setor do comércio, indústria, entre outros.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados






© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda