Escola de saberes é inaugurada na cidade de Barbalha | Central de Notícias Cariri

Escola de saberes é inaugurada na cidade de Barbalha

Valeu a pena esperar! Foi um sucesso a inauguração da Escola de Saberes de Barbalha na noite desta quinta-feira 22 de dezembro. Um momento único para o município barbalhense que descentralizará os saberes da cultura da cultura para a região do Cariri.

Uma iniciativa do cineasta Rosemberg Cariry em parceria com o Instituto Pró-Memória Josafá Magalhães e em parceria com diversos órgãos e entidades do Estado, a exemplo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Prefeitura de Barbalha, (URCA) Universidade Regional do Cariri; Universidade Regional do Cariri (UFCA) que estão envolvidos nesse projeto impa que desenvolverão os saberes da cultura popular caririense.

A solenidade de inauguração ocorreu no final da tarde desta quinta-feira 22 e foi bastante concorrida, com a participação de várias autoridades ligadas a cultura e pôde reunir o que há de melhor dos grupos culturais, folclóricos, estudiosos, historiadores, pesquisadores, estudantes, escritores e admiradores da arte popular.

Depois de uma ampla reforma através da Prefeitura de Barbalha, o prédio o Palácio 3 de Outubro que foi construído no tempo de império por Dom Pedro II, no século XIX, foi concedido através de comodato a Escola de Saberes por dez anos, para funcionamento da Escola. Agora o Palácio 3 de Outubro, que outrora era local de cárcere, escuridão e esquecimento, recebeu as bênçãos do Pároco, padre Cícero Alencar agora onde reinava as trevas, deu lugar a luz e aos sabres.

Diversas autoridades entusiasmadas e emocionadas pela grandeza da ousadia do Rosemberg Cariry, em parceria com o professor Josier Ferreira, Professora Juracir Magalhães, Josiane Ferreira e CIA, usaram da palavra enaltecendo o referido projeto que através dele, nascerá novos sabres, fortalecendo as instituições culturais, proporcionando novos conhecimentos e ensinamentos através da Escola.

O prefeito José Leite, a vice-prefeita, professora Maria Betilde Sampaio Correia; presidente de honra do Centro Pró-Memoraria Josafá Magalhães, o historiador e médico, Napoleão Tavares Neves; presidente da Câmara Municipal, Daniel de Sá Barreto; a professora, Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Extensão da URCA; Dr. Ricardo Ness, Reitor da UFCA; Rosemberg Cariry, prof. e Dr. Josier Ferreira, a professora Jane Ferreira, colaboradores e parceiros, além da participação popular.

A programação se estendeu até às 23h00 com as mais diversificadas manifestações culturais na Praça Engenheiro Dória, com apresentações de coarais, da comunidade Pais e Alunos da Escola Antônio Costa Sampaio (Arajara); recital de natalino da Escola de Saberes, com sob a coordenação do poeta, Antônio Hildegardis; reisados, com o Mestre Serginaldo Lopes; “Canção de Maria” com Di Freitas e apresentação dos Irmãos Aniceto.

Por GT.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados






© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda