Juazeiro qualifica em diagnóstico dos Resíduos Sólidos se constituindo novo passo em nome de solucionar a questão

O Portal Resíduos Sólidos publicou matéria que trata sobre a qualificação em diagnóstico dos Resíduos Sólidos – Gravimetria de 40 acadêmicos caririenses em Juazeiro do Norte. Por meio de videoconferência, o processo já foi iniciado sob a coordenação do Engenheiro Químico Gleysson B. Machado o qual ostenta larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios. Trata-se de uma ação da prefeitura por meio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro.

De acordo com o Superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, os acadêmicos são das áreas de Direito, Biologia, Geografia, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Mecânica e outros. Segundo ele, o prefeito Raimundo Macedo defende a busca de instrumentos necessários para que, até o final de Julho, este importante estudo tenha sua conclusão.

O treinamento se dá de forma online já que o responsável técnico pelo projeto, Gleysson Machado, se encontra na Alemanha. Nesta segunda-feira, aconteceu a 2ª vídeoconferência abordando, além das noções básicas sobre computação nas nuvens e utilização das ferramentas do Google Drive, temas como: efeito estufa, economia circular, compostagem, biodigestores, biogás e sistema de coleta mista e seletiva. A meta é implantar a Política Municipal de Resíduos Sólidos no Município.

Ainda segundo Eraldo, tudo será de acordo com a legislação federal que define como princípio a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento e a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Outro tema bastante enfatizado é a triagem dos resíduos sólidos e centrais ou usinas de triagem. As discussões se darão através dos atuais instrumentos de políticas públicas ligados ao setor e a iniciativa deve culminar com um Simpósio Internacional sobre Resíduos Sólidos nos dias 30 e 31 de Julho no Memorial Padre Cícero.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda