Horta Comunitária na área urbana é implantada numa parceria com a Prefeitura de Juazeiro

Um projeto piloto inaugurado em Juazeiro do Norte deverá servir de modelo para a própria cidade e municípios vizinhos. Trata-se de uma Horta Comunitária em pleno perímetro urbano ocupando uma área de 2,4 mil m2 doada pelo prefeito Raimundo Macedo no bairro José Geraldo da Cruz. A iniciativa denominada Semear e Colher tem as bênçãos do governo alemão e acolherá 30 famílias juazeirenses por meio da Rede Sol e Vida coordenada por Hélio Silva o qual está na esperança de bons resultados.

A primeira horta do Ceará em área urbana vai garantir alimentação saudável, criar um nível melhor de consciência ambiental e gerar ocupação e renda quando as famílias vão plantar, produzir e colher para o consumo próprio e a comercialização. O prefeito parabenizou Hélio e o vereador Gledson Bezerra, sendo este último autor de um projeto que proíbe a doação de áreas verdes em favor de indústrias, comércio e entidades particulares. Entretanto, permite para o desenvolvimento de atividades sociais como o projeto em tela.

Nesse caso, de acordo com Raimundão, contemplando uma atividade importante que gere o bem estar social. Ele aproveitou para garantir a compra dos produtos com preços bons e à vista por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) enviando-os às escolas, cozinhas comunitárias, hospitais e entidades filantrópicas. Já o vereador Gledson Bezerra considerou que o projeto vem bem a calhar, preservando a área verde, garantindo alimentos orgânicos de qualidade e evitando ocupações indevidas no terreno.

O agricultor Mauro Ferreira, de 76 anos, não escondia a sua felicidade diante da iniciativa que o mesmo elogiou bastante. Ele adiantou que vai plantar coentro, cebola, pimentinha, pimentão e outras hortaliças. Observou ainda que não faltar água por conta da boa cisterna ali colocada e garantiu que gosta de trabalhar. Outro contemplado é José de Rosalvo que mora no próprio bairro e está desempregado. Conforme disse, não gosta de ficar parado e acredita que vai dar tudo certo.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro do Norte

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda