Conheça o carregador que utiliza água salgada para carregar seu smartphone

De vez em quando, aparecem gadgets que nos fazem falar: “Nossa, a tecnologia idealizada na ficção científica está cada vez mais próxima da realidade”. O JAQ, desenvolvido pela myFC, é um desses aparatos, pois se trata de umcarregador portátil que não utiliza componentes convencionais, pois ele utiliza água salgada para gerar energia elétrica.

De uma forma mais detalhada, o dispositivo, que tem as dimensões de um smartphone, utiliza células para processar fichas de água salgada e oxigênio, que são do tamanho e largura de um cartão de crédito convencional. Cada uma desses “cards de energia” conseguem produzir 1.800 mAh de uma vez, e depois precisam ser descartados.]

carr

Como funciona essa bruxaria?

O JAQ funciona da seguinte maneira: o cartão que contém água salgada passa por uma reação química que combina dois elementos, o hidrogênio e o oxigênio, em um pequeno espaço. Neste momento, os átomos das moléculas de hidrogênio são processados pelas células de energia do aparelho e ficam carregados positivamente, fazendo com que os íons se movam pelo eletrólito.

Os elétrons carregados negativamente proveem corrente para o circuito externo funcionar. Depois, o oxigênio entra no catodo, se misturando com elétrons que do circuito elétrico e com íons de hidrogênio que saíram do anodo para formar água.

O JAQ conta com dez células de energia no total e cada uma delas possui um eletrólito, que é responsável por permitir que apenas os íons corretos passem pelo catodo e anodo. A grande vantagem do carregador é que ele não polui de forma alguma o ambiente, já que o único resultado da reação é água.

Provavelmente, uma tecnologia acessível

De acordo com a myFC, o JAQ ainda não está disponível para venda, mas ele deve dar as caras ainda em 2016 nas redes varejistas. Contundo, fica a pergunta: quanto ele custará e quanto será cada cartão de recarga? O aparelho ainda não tem um preço estimado, mas os cards de energia devem ficar na faixa de US$ 1,50 (R$ 6).

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda