Faculdade de Medicina Estácio Juazeiro do Norte completa 18 anos no Cariri e comemora com semana de atividades

A Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte abriu, na última segunda-feira, 22, a 18a semana Estácio, com a temática “Fazendo História, Educando e Transformando”. O evento marca os 18 anos da Estácio na Região do Cariri, instituição que iniciou com o curso de Medicina. A abertura contou com a apresentação de cordel com alunos do curso e um ato ecumênico.
Em seguida, foi realizada a premiação do concurso de logomarca do evento, com participação de estudantes da instituição. O trabalho foi inspirado nesse período de maioridade que o curso alcança. São cerca de 1.200 médicos formados, atuando nas diferentes especialidades. A Estácio Juazeiro do Norte conta ainda com mais três cursos na área da saúde: Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, e mais dois foram aprovados para este ano, Nutrição e Educação física.
As avaliações dos cursos também demonstram a evolução qualitativa nos últimos anos. O curso de Enfermagem por exemplo, passou a contar na última avaliação do Exame Nacional de Cursos (Enade), com a nota de excelência 5. Já os outros estão no conceito ‘muito bom’, com a nota 4.
A instituição oferece ainda serviços de atendimento gratuito ao público, contando com ambulatórios, consultas de diversas especialidades médicas, além dos atendimentos na Clínica de Fisioterapia, garantindo uma melhor formação dos alunos e atendimento de qualidade para a comunidade.
A 18a semana Estácio segue até sexta-feira, 26, tendo palestras com grandes profissionais, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, atividades artísticas e esportivas.
Nesta terça-feira, foi realizada a premiação colaborador Diamante, além de palestra magna, sobre o ‘Perfil Profissional de Sucesso’, com a administradora Marília Falcioni, num momento de descontração dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos essenciais, que poderão ser decisivos na sua vida profissional.
O Diretor de Operações da Regional Nordeste da Estácio, Elisio Alcântara Neto, que esteve na solenidade de aniversário, destaca o pioneirismo do curso de Medicina no interior do Nordeste. “Foi um sucesso desde o começo até hoje, e de lá para cá, outros cursos já foram inaugurados em Juazeiro do Norte”, afirma. O polo de educação à distância já conta com 35 cursos.
Reconhecimento
Neste semestre, o curso de Medicina passou a contar com o Laboratório de Simulação Realística, o que trará maior qualidade, com formação aliada à prática. “Temos um curso muito bem avaliado, no ranking do Brasil todo. Não deixa a desejar para nenhuma outra região, com um conceito 4, de uma escala que vai de 0 a 5”, diz ele, ao citar a avaliação do Ministério da Educação (MEC).
O Diretor da Estácio Juazeiro do Norte, Fábio Cardoso, ressaltou a importância da instituição no contexto do desenvolvimento regional, mais especificamente para a área da saúde na região, e o sucesso dos seus cursos. Ele ainda destacou que esse é um momento essencialmente de reconhecimento aos que colaboraram com esse trabalho, em todos os cursos. O médico e professor do curso de Medicina, Robério Mota, fez uma breve menção a trajetória histórica do curso, desde a sua criação, há 18 anos. No final da solenidade, os participantes puderam cantar os parabéns do curso, com direito a bolo de aniversário.
A programação segue com palestras sobre: Técnica de Imobilização; Interpretação de Exames Laboratoriais; Abordagem Endoscópica; Técnica de Biópsia e Estudo Histopatológico; Uroanálise: interpretação de exames; Depressão em Estudantes de Medicina; Transtorno Outubro Rosa e conceitos básicos sobre a mamografia e Câncer de Mama, entre outros.
O evento contará ainda com apresentações das ligas acadêmicas da Estácio, mostra de extensão e iniciação científica e show de talentos.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda