Cavalgada reúne milhares de participantes na abertura da Vaquejada

Após a bênção realizada na Praça do Romeiro, milhares de participantes da 42ª Vaquejada de Juazeiro do Norte, tendo à frente o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o coordenador do evento, Sávio Bezerra, saíram em cortejo pelas principais ruas da cidade, até o Parque de Eventos Padre Cícero, numa das maiores cavalgadas da história da vaquejada, que este tem recorde de inscritos, com mais de 1.500 competidores.
A abertura da vaqueja foi feita de forma oficial nesta sexta-feira, mas dede a quarta já estão ocorrendo competições no parque para dar adiantamento às categorias, que estarão participando até o próximo domingo. O Prefeito Arnon Bezerra, que tem disponibilizado total apoio para a realização de uma das maiores vaquejadas do Nordeste, saudou os participantes e deu boas-vindas a todos os visitantes. Ele destacou a sua grande alegria do sucesso de um evento tradicional, com mais de quatro décadas de realização.
A bênção na matriz foi realizada pelo Padre Cícero José.  Após a passagem dos animais pelas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos, organizou uma força-tarefa para a realização da limpeza. Com isso, foi assegurada a participação de dezenas de profissionais garis, para realizarem o serviço desde a saída da Praça do Romeiro após a bênção, até o Parque de eventos, deixando às ruas sem sujeiras.
Termo de Ajustamento de Conduta
Este ano, o Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), exigiu de todos os participantes, inscritos com animais na vaquejada, a anuência expressa ao TAC, das advertências e proibições inerentes ao evento. Sendo de caráter essencial para a inscrição e credenciamento dos animais para participação no mencionado evento a assinatura do presente TAC.
 Uma das exigências foi a participação de animais integrantes do grupo dos equídeos na cavalgada, sendo vedada a participação de veículos de tração animal e automotores, salvo um trio elétrico, pertencente à Comissão da Cavalgada, para fins de organização do ato, sem prejuízo da necessidade de observar as normas ambientais acerca da vedação da poluição sonora. Os integrantes da vaquejada devem optar pelo não uso de chicotes durante os eventos, porém, caso optem pelo uso e for detectada prática de maus-tratos aos animais, o responsável pelo fato será autuado pela ocorrência de crime ambiental.
O TAC foi assinado pelas secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Trabalho, Esporte e Juventude, Procuradoria Geral do Município, Seagri. Houve a proibição da participação de qualquer animal que possua ferimentos com sangramentos; utilização de arreios que não causem ferimentos; proibição do uso de objetos perfurantes, cortantes e de choques nos equídeos envolvidos no evento; proibição da participação de animais fecundados (prenhas), entre outras obrigações.
Cavalgada
A tradicional cavalgada aconteceu após às 9 horas, com o percurso da rua São Pedro, Avenida Castelo Branco, Rua Ivany Feitosa, até chegar ao Parque de Eventos Padre Cícero.
Além das três categorias essenciais, aspirantes e amador, foram criados dois circuitos, um que premia o campeão com uma moto e outro com um carro, além da categoria feminina.
 Shows musicais
Neste sábado, 07, será realizado shows com Carlinhos Baby, Raphael Alencar, Artur Lócio e Caninana do Forró. No último dia de apresentações, no domingo, 08, a noite será animada por Diogo Duarte, Erika Diniz e Toca do Vale. A entrada no setor arena é gratuita.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda