Reitor da UFCA visita horta do Restaurante Popular e sistema de ​Agrofloresta, em Juazeiro do Norte

Em fevereiro, como uma das ações do Programa de Fortalecimento da Agricultura, por meio do projeto Saúde na Mesa, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte, instalou uma horta no Restaurante Popular do município. Foi a primeira das 265 hortas que serão implantadas nos equipamentos públicos da rede municipal.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, e sua equipe técnica, receberam na horta do Restaurante Popular, úlrio dia 05, o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, e o Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto. Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa, onde foi apresentado o projeto Saúde na Mesa e os benefícios que ele já trouxe para os pratos do Restaurante Popular, já que a cultivo dos legumes é realizado de forma natural.

A visita faz parte da troca de conhecimentos que será realizada entre a Secretaria e a Universidade, parceria que tem como objetivo fortalecer a agricultura de Juazeiro do Norte e oferecer um estágio prático para os estudantes do curso de Engenharia Agronômica da UFCA. Encerrada a roda de conversa no Restaurante Popular, a comitiva seguiu para o Condomínio de Produção Familiar Dona Bia, que fica no sítio Jurema.

O Condomínio abriga a primeira agrofloresta implantada pela Seagri no município. Um projeto piloto que em breve será difundido para outras comunidades rurais. Lá a produção também é 100% orgânica e são cultivadas mais de 50 culturas. Para Ricardo Ness, a comunidade é quem mais será beneficiada com esta parceria. “Nós vamos fortalecer esses propósitos, com nossos professores e alunos, avançando no que já temos aqui, que é um potencial enorme e com certeza renderá bons frutos”, ressaltou.

Já o Secretário Romão França destaca a importância das ações da Prefeitura Municipal para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. “Nós estamos nos preocupando principalmente com a melhoria na qualidade de vida, trazendo políticas públicas para a comunidade para que haja a multiplicação dela e assim melhorar a qualidade de vida dos nossos agricultores”, destacou.

Ainda esteve presente acompanhando as atividades, Coordenadora do Programa Ceará Pacífico, em Juazeiro do Norte. Representantes da comunidade participaram da visita, além dos técnicos.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados






© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda