Juazeiro do Norte encaminha agenda de desenvolvimento sustentável em turismo, cultura e educação

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura (Secult) e de Turismo e Romaria (Setur), e a Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), com o Georpark Araripe, se inserem no debate para construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável para esses segmentos em Juazeiro do Norte. Uma reunião foi realizada na última sexta-feira, com os representantes das respectivas pastas e da reitoria, no campus Crajubar, no Município.

O encontro teve como pauta a criação de uma agenda local que envolva as três entidades a partir de um pensamento voltado para Georpark Araripe como território Cariri. Ela foi impulsionada após uma reunião realizada entre o Prefeito Arnon Bezerra e representantes da URCA. A reunião contou com a participação dos Secretários Municipais de Cultura, Renato Fernandes, de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, o Reitor da Urca, Patrício Melo, a Secretária Executiva de Cultura de Juazeiro do Norte, Sandra Nancy, o Vice-Reitor da Urca e Superintendente do Georpark Araripe, Francisco do Ó de Lima Junior.

O objetivo é dar início à ações integradas que fortaleçam projetos e empreendimentos locais de cunho sócio-cultural, que desenvolvam atividades de forma sustentável com a marca do Geopark Araripe e o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como forma também de atrair parceiros da iniciativa privada para a criação de uma rede sustentável.

As entidades envolvidas concordam sobre necessidade de se valorizar e fortalecer os parceiros, criando uma cultura de prestação de serviços de qualidade para a população local e para os turistas, como, por exemplo, guias turísticos, taxistas, serviços de hotelaria, entre outros. Para isso, discutiram a possibilidade de se criar um grupo de trabalho envolvendo setores ligados ao turismo, cultura, educação e empreendedorismo.

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, lembra que a Universidade e o Georpak Araripe possuem um planejamento estratégico para desenvolver ações que envolvem a educação ambiental, a conservação material e imaterial de Juazeiro do Norte e o desenvolvimento de ações de geoturismo associado. “Nós já temos uma agenda de trabalho definida em torno de ações de trabalho que envolvem a [gráfica] Lira Nordestina, como um seminário que será realizado no dia 22 de março. Nós vamos conversar sobre os equipamentos de cultura, conectando com uma agenda de turismo”.

O Reitor Patrício explica ainda que o Geopark Araripe tem uma contribuição significativa, ao levar informações sobre esse patrimônio para outros territórios do mundo, promovendo melhor o município de Juazeiro do Norte como destino e atraindo mais turistas internacionais. Para o Secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa, a parceria é importante para desenvolver o turismo no Município e na Região do Cariri, devido ao potencial encontrado em outras cidades através de museus e o ecoturismo.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda