Ceará Registra Chuvas em mais de 150 municipios

O Ceará registrou chuvas em, pelo menos, 155 municípios no intervalo entre as 7h de ontem (14) e as 7h desta quinta-feira (15), conforme balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O número, mesmo preliminar, já se configura como um dos dias com maior número de municípios com precipitações. Neste intervalo de 24 horas, as maiores chuvas aconteceram em São Luís do Curu (131 mm), Irauçuba (124 mm), Amontada (119 mm), Aquiraz (110 mm) e Itaitinga (105 mm).

Nos últimos dias, a Funceme tem registrado chuvas em todas as regiões do Estado, como já havia sido previsto na véspera de Carnaval, por exemplo. “De fato, como a Funceme já tinha anunciado a possibilidade de chuvas na previsão do tempo, veio a se concretizar um balanço bastante positivo, porque as precipitações abrangeram todo o Ceará e de forma significativa em muitos municípios”, comenta o supervisor da Unidade de Tempo e Clima, meteorologista Raul Fritz.

As chuvas de fevereiro, início da Quadra Chuvosa, são causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações. Nestes primeiros 15 dias, seu posicionamento está bem favorável à formação de nebulosidade, trazendo precipitações, principalmente para a porção Norte do Estado.

O balanço parcial da Funceme indica que, entre os 10 maiores acumulados por municípios em fevereiro, oito estão no Litoral Norte e dois na Ibiapaba. São eles:

Granja: 373.6 mm

Moraújo: 328 mm

São Benedito: 245.3 mm

Barroquinha: 241.8 mm

Morrinhos: 238 mm

Bela Cruz: 227 mm

Massapê: 225 mm

Marco: 220.5 mm

Martinópole: 218 mm

Viçosa do Ceará: 217 mm

Previsão

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas no Ceará. Conforme a Funceme, pelo menos até o próximo sábado (17), o Estado deve ter céu nublado com eventos de precipitações em todas as regiões ao longo do dia

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda