Bairro Pedrinhas recebe I Ação Itinerante do CCZ

A comunidade do bairro Pedrinhas participou da I Ação Itinerante promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Juazeiro do Norte. As atividades contaram com o apoio do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município, da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e do núcleo gestor da Escola de Ensino Fundamental São Geraldo, onde aconteceu parte das atividades, na última sexta-feira, 09.

Através da apresentação de uma peça teatral e da exibição de vídeos educativos, as crianças da E.E.F. São Geraldo receberam orientações sobre posse responsável e cuidados com os animais de estimação. Os pais dos alunos também foram orientados através de vídeos e palestras com os profissionais do CCZ e estudantes do curso de Farmácia da FJN sobre o que são as zoonoses e como preveni-las.

A ação contou ainda com vacinação antirrábica, onde 38 animais, entre cães e gatos, foram vacinados. De acordo com a coordenadora do CCZ, Rosilene Rodrigues, o bairro Pedrinhas alcançou a meta da campanha de vacinação antirrábica realizada nos meses de novembro e dezembro de 2017.

Além disso, 27 animais foram consultados gratuitamente pelos veterinários do CCZ. Foram capturados 03 cães doentes e 01 cavalo nas ruas do bairro. Os animais foram levados para o CCZ, onde serão tratados e disponibilizados para adoção responsável.

Avaliação positiva

A moradora do bairro Pedrinhas e mãe de alunas da E.E.F. São Geraldo, Madalena Pinheiro, levou seu cão de estimação para consulta e avalia essa ação como bastante positiva. “É muito bom porque os animais têm que estar saudáveis para poder brincar com as crianças, e as crianças devem aprender a cuidar para que eles não fiquem doentes”, ressaltou.

“Essa parceria vem ajudar a comunidade de uma forma imediata, como também a longo prazo, através das orientações que o CCZ está dando às crianças, por meio das palestras e dos vídeos infantis que foram passados em sala de aula”, afirmou o diretor da E.E.F. São Geraldo, Ricardo Nascimento. “Esse tipo de trabalho faz parte do plano da gestão integradora do Prefeito Arnon Bezerra, onde as secretarias estão unindo forças e trabalhando em conjunto, fazendo com que todos saiam ganhando e os resultados sejam potencializados”, concluiu o diretor.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados






© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda