Encerrado primeiro Ciclo do projeto Teatro na Comunidade

O curso de teatro, que começou no início de julho, é uma parceria entre as Secretarias de Cultura (Secult) e Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) junto à Universidade Regional do Cariri (Urca). A primeira etapa do projeto se encerrou na segunda-feira, 11, com apresentação de mostra no Teatro Marquise Branca, onde aconteciam as aulas, como resultado do trabalho desenvolvido.

Voltado para crianças e adolescentes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da Casa Abrigo, vinculadas à Sedest, o curso foi ministrado pelo grupo de pesquisas Teatro do Oprimido no Cariri (Toca), divididos em duas turmas, cada uma monitorada por dois alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Teatro da URCA. Ao final, será apresentada uma mostra com o resultado do trabalho desenvolvido.

De acordo com o Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA, Professor Mateus Gonçalves, o projeto surgiu do interesse da Prefeitura Municipal em fazer um trabalho de teatro junto às comunidades e a utilização do Teatro Marquise Branca. Em conformidade com o trabalho desenvolvido no curso de extensão da Universidade, o projeto “Teatro na Comunidade” usa o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social. “Dialogamos com eles quais as opressões que sofrem em seu cotidiano. Eles discutem e pensam em formas de superar essas dificuldades através da arte”, afirma Mateus Gonçalves.

O curso propõe o aprofundando o teatro como uma ferramenta além da arte cênica propriamente, também existe a finalidade política da conscientização, onde o teatro torna-se o veículo para a organização, debate dos problemas, além de possibilitar, com suas técnicas, a formação de sujeitos sociais que possam fazer-se veículo multiplicador da defesa por direitos e cidadania para a comunidade onde o Teatro do Oprimido é aplicado.

As atividades retornarão no próximo ano, com a segunda etapa do projeto.

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda