Projeto de lei obriga bancos a investir em segurança 24 horas nas agências.

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 9264/17 que torna obrigatório as agências bancárias de todo país, a instalarem sistemas de segurança mais avançados que conte com a presença de vigilantes, em cabines blindadas por 24 horas no dia, inclusive, em finais de semana e feriados.

O projeto tem a finalidade de pressionar as instituições financeiras a planejarem e arcarem com projetos de segurança mais eficientes, visando conter a onda de ataques que vêm trazendo grande preocupação à sociedade. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada, somente no primeiro semestre deste ano foram registrados mais de 880 ataques a bancos em todo território nacional.

O projeto propõe alteração da Lei 7.102, de 1983 – que dispõe normas sobre a segurança dos estabelecimentos financeiros – que tornarão mais severos os requisitos de proteção das instituições financeiras. Atualmente a lei ela deixa a cargo dos próprios bancos a elaboração de seus próprios planos de segurança, mas sem grandes exigências, o que faz com que bancos não invistam em sua própria segurança.

Sabendo do crescimento dos lucros bancários, que em 2017 já aumentaram em 20% esse ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o texto impõe que as instituições arquem com essas despesas de segurança do seu próprio patrimônio, mesmo fora do horário de expediente das agências. “Nosso projeto visa priorizar o trabalho de nossas polícias, seus homens, viaturas e armamentos, para proteger a população que realmente necessita da segurança nos seus lares e nas ruas”, defendeu André Figueiredo.

(Redação: Joselio Araújo)

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda