Ações do Novembro Azul terão continuidade.

Mais de mil homens do Cariri tiveram um compromisso importante com a saúde neste mês de novembro, marcando as ações do Novembro Azul, que se encerra nesta quinta-feira, dia 30. Durante o mês na policlínica João Pereira dos Santos, foram ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e palestras educativas, ações que têm colaborado para a prevenção e diagnóstico de doenças no público masculino, que ainda é muito resistente quando o assunto é saúde.

Houve uma redução nos casos de câncer de próstata, passando de 16 ocorrências em 2016 para 11 neste ano. Apesar do avanço, fica o alerta: O compromisso com a saúde deve ser o ano todo e não somente durante o mês das ações. Além de alertar para o câncer de próstata, o Novembro Azul buscou estimular por parte dos homens, os cuidados à saúde como um todo. Por isso, também foram promovidas palestras sobre a importância dos cuidados na saúde do homem em geral.

As ações incluíram a realização de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), que ajuda a detectar o câncer de próstata. Foram realizadas ações também nos PSFs de diversas localidades, como Cirolândia, Caldas, Macaúba, Vila Santo Antônio, Alto da Alegria, Santana, além do atendimento continuado nos postos de saúde da sede e distritos.

A Policlínica Regional atende a seis municípios, além de Barbalha – Caririaçu, Granjeiro, Jardim, juazeiro do Norte e Missão Velha, na modalidade de consórcio, onde todos pagam e recebem atendimento equivalente a população. Durante o mês de novembro, com a Campanha Novembro Azul, o equipamento atendeu sem determinar o número de pessoas por município.

Diante o excesso de pessoas que procuraram o atendimento durante a campanha, a direção do equipamento chegou a anunciar uma estratégia para atender de forma dividida os homens dos seis municípios que compõem o consórcio, prolongando o atendimento por todo o mês de dezembro.

 Redação Joselio Araújo

Notícias Relacionadas

Os comentários estão fechados






© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda