Aposentado de 68 anos participa do Enem pela 8ª vez

Aposentado de 68 anos participa do Enem pela 8ª vez

Aposentado de 68 anos participa do Enem pela 8ª vez e sonha um dia cursar medicina. O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2018, como é de conhecimento já passou, último dia foi domingo, 11, e em Várzea Alegre a prova contou com dois participantes de darem exemplo.

Além da professora Isabel Eliane, que optou na realização do exame para aplicar a experiência obtida em sala de aula, já relatado aqui, agora temos a informação de que um aposentado de 68 anos, identificado por José Sobreira, também participou este ano.

Com exames realizados na escola estadual Maria Afonsina Diniz Macêdo, o várzeaalegrense, aposentado da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará – Ematerce, participa pela oitava vez.

À reportagem ele disse que um dos objetivos é avaliar os seus conhecimentos, relatou que neste período já conseguiu alguns cursos em universidades públicas, mas o sonho mesmo está em medicina.

O Cariri irá receber o I Festival Pitágoras + Arte + Cultura

O Cariri irá receber o I Festival Pitágoras + Arte + Cultura, promovido pela Faculdade Pitágoras em Juazeiro do Norte. O evento, que tem como objetivo promover a cultura e tradição, além de integrar os diversos tipos de arte popular, ocorre neste sábado (17), a partir das 14 horas.

A programação conta com oficinas, que contemplam desde contamento de histórias a danças populares como Xote e Baião. Exposições de arte, fotografia e artesanato, apresentações teatrais e bandas irão compor também as atividades do projeto.

A organização do evento também garante aos participantes que irão receber certificação para todas as atividades inscritas.

Campanha Papai Noel Correios

Nascida através da iniciativa de alguns funcionários dos Correios que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas de crianças. A campanha Papai Noel Correios 2018 começou nesta terça-feira (13).

As cartas estarão disponíveis para adoção em 20 agências dos Correios, sendo 15 em Fortaleza, além de unidades em Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

A estimativa é disponibilizar cerca de 9 mil cartas para serem apadrinhadas. A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil.

Dia D de vacinação contra a raiva

No sábado, dia 24 de novembro,  a Secretaria de Saúde de Barbalha, através do Departamento de Endemias, realizará o Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal. As vacinas poderão ser aplicadas, gratuitamente, de 8h às 17h, em vários bairros da cidade.

Apesar de atualmente essa zoonose estar controlada, as pessoas que possuem cães e gatos de estimação devem manter o cuidado para evitar a sua transmissão, sendo a vacina a única forma de prevenção. Após o Dia ‘D’ de vacinação na zona urbana, terá continuidade a vacinação nas localidades da zona rural, até o dia 30 de novembro.

Além disso, haverá dias de intensificação da vacinação na zona urbana em bairros onde a meta possa não ser alcançada. Nesta quarta-feira, dia 14, as equipes de vacinadores estarão na Praça do Distrito de Arajara, das 8h às 10h; no Triângulo do sítio Tereza, das 10:30h às 12h; no Bar do Juscelino, no sítio Farias, das 8hàs 10h e na Churrascaria do Boga, das 10:30h `s 12h.

A Secretaria do Turismo do Estado trabalha para estimular os aeroportos

A Secretaria do Turismo do Estado trabalha para estimular os aeroportos de Iguatu, Crateús, Tauá, Campos Sales, São Benedito e Sobral para receber voos regulares. Um projeto sobre esse tema deverá ser divulgado até fevereiro do próximo ano.

A ideia é atrair voos regionais para terminais de pequeno porte. Neste ano o Governo lançou um pacote de incentivos para que empresas operem nos aeroportos de Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Aracati, com o sucesso da iniciativa, agora o incentivo deve ser estendido para outros terminais no Estado.

O governador Camilo Santa em Paris

O governador Camilo Santana se reuniu na última segunda-feira (12), em Paris, na França, com a presidente mundial do Conselho Administrativo da Air France/KLM, Anne-Marie Courdec.

Durante o encontro, a empresa comemorou os resultados do HUB aéreo em Fortaleza – está com 95% de ocupação da classe econômica – e já avalia lançar novas frequências de voos diretos de Fortaleza para Paris e Amsterdã, além das cinco em operação e outras duas já anunciadas para o mês e abril de 2019.

Não participarão do encontro com o presidente eleito

Três dos quatro governos estaduais do PT, eleitos ou reeleitos este ano, não participarão do encontro com o presidente eleito Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (14), em Brasília. O governador do Ceará, Camilo Santana, se encontra em viagem oficial à Europa, onde tenta parcerias na área econômica.

Única mulher eleita entre os 26 estados e o Distrito Federal, a governadora Fátima Bezerra, atual senadora pelo Rio Grande do Norte, até agora é a petista confirmada no encontro. Assim como Camilo, Wellington Dias. do Piauí, e Rui Costa, da Bahia, não deverão ir a Brasília hoje.

Inscrições para o processo seletivo 2019.1 dos cursos técnicos

As inscrições para o processo seletivo 2019.1 dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará nos campus de Crato e Juazeiro do Norte estão abertas. Ao todo são 305 vagas no total, para os cursos técnicos em Agropecuária, Informática para Internet, Edificações e Eletroeletrônica.

No campus de Juazeiro, as inscrições estão abertas até o dia  26 de novembro, com prazo para entrega da documentação até o dia 27 de novembro. São 40 vagas para o técnico integrado em Edificações e outras 40 vagas para o técnico integrado em Eletroeletrônica.

Mais informações no SITE.  No campus de Crato, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro. A unidade oferta 225 vagas no total: são 50 para o técnico integrado em Informática para Internet, 140 para o técnico integrado em Agropecuária e 35 para o subsequente em Agropecuária.

A Mostra Sesc Cariri de Cultura

A Mostra Sesc Cariri de Culturas fomenta economicamente a região sul do Estado do Ceará, entre os dias 16 e 20 de novembro, em 2018. Desde 1999, grupos artísticos, profissionais e expectadores fazem de cada edição da Mostra uma nova oportunidade de trabalho e desenvolvimento para os municípios do Cariri.

Companhias aéreas com voos lotados, hotéis, restaurantes e comércios cheios fazem da Mostra uma sucesso não só cultural, mas também econômico. Pesquisas de mercado comprovam o aumento do fluxo de pessoas, impulsionando o desempenho da capacidade produtiva da economia local, através do comércio de bens, turismo e serviços, durante o período do evento.

A proposta da Mostra é ser um agente de desenvolvimento cultural, social e econômico para toda a região do Cariri. Em 2017, por exemplo, foram estimadas mais de 300 mil pessoas de público, 2.500 artistas, brincantes, pesquisadores, artesãos e mestres e 350 pessoas trabalhando em serviços como produção, recepção, luz, som, palco, transporte, segurança e apoio.

De 1999 até 2017, a Mostra ampliou a presença de 1 para 28 municípios da Região Cariri, contabilizando um público de cerca de 6 milhões de pessoas. Os espetáculos, shows e exposições também cresceram de 19 ações, no primeiro ano, para aproximadamente 332, e o público estimado deu um salto de 19.510 para 349.090 mil pessoas no último ano.

Juazeiro do Norte vai sediar o lançamento do programa Identidade Jovem

Juazeiro do Norte vai sediar o lançamento do programa Identidade Jovem – ID Jovem, que abrangerá os municípios da região do Cariri e Centro sul. A solenidade acontecerá no dia vinte e oito de novembro, às 14 horas, no Ginásio Poliesportivo de juazeiro do Norte,  com as presenças do Deputado Estadual,  Danniel Oliveira e do Coordenador do IDJovem no Ceará, Raimundo Queiroz Bernardino Júnior, prefeitos e secretários municipais, dentre outros convidados.

O ID Jovem é um programa do governo federal, através da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda que possuam entre 15 e 29 anos. Além do benefícios de viajar de graça para cidades fora do estado, os jovens terão outros benefícios como descontos na aquisição de ingressos de cunho cultural, esportivo e artístico no Brasil




© 2015 CN CARIRI - Todos os direitos reservados.
Projetado por: Onsize Desenvolvimento de Sistemas Ltda